Pesquisa

sábado, 20 de março de 2010

O Abecedário do Judaísmo

       Neste espaço, foi iniciado em ordem alfabética de temas que se debruçam e tentam esplicar tudo sobre o judaísmo, sobretudo para as pessoas leigas, que no entanto desejam conhecer todos os aspectos importantes sobre a religião de D-us.
       E isto o fazemos, tal como uma enciclopédia de A a Z, ou de Alef (א)  a Tet (ת), a fim de poder contribuir para o estudo e a pesquisa sobre este tema, da religião e do povo judeu, tão querido a D-us e que tão mal compreendido tem sido.
       O diversos artigos vão do alfabeto, aos objetos de culto, passando pela doutrina, os livros da Toráh e as tefilot (orações) entre outros variadíssimos artigos.
       Inicialmente, os artigos são adaptados  de outros sites judaicos de grande importância teológica e cultural como o Beit Chabad, onde tem sido para milhões de judeus uma grande fonte de alimento espiritual, depois de adaptados acrescentamos a grafia hebraica, no fim colocámos um dicionário com algumas das mais usadas palavras da língua hebraica para o dia a dia moderno.
Gostaríamos de poder contar com a sua colaboração.
um grande bem haja.

Mordechai Lael Ben Avraham.

2 comentários:

  1. Olá Felipe , meu nome é Maykol leal , procurando minhas origens descobri uma hipótese de que o leal seria sobrenome levita, gostaria de saber se conhece a origem deste sobrenome em portugal e se de fato é judaico-portugues... como informa algums publicações sefaraditas . Se souber de algo !! meu email : maykolcurty@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Shalom Aleichem, Maykol.

    Quanto ao sobrenome Leal é controverso pois os judeus para sobreviver às perseguições terão adoptado nomes portugueses como Freitas, Abreu, Oliveira, Fonseca, Gomes etc, etc, etc. No entanto a escolha de LEAL pode se dever a um duplo significado. 1º Lealdade e 2º Le Al que em hebraico quer dizer "Para o Alto" e é a inversão de La El que em hebraico quer dizer "Para D-us".
    Espero ter audado, mais do que isto só fazendo uma ampla pesquisa genealógica e isso é dispendioso e moroso.

    Shalom Aleichem Ve Hag Sameach Chanuká.
    A Paz esteja contigo e Feliz Festa das Luzes.

    Filipe de Freitas Leal
    Mordechai Ben Avraham

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...